quando eu crescer vou fazer fotossíntese

Eu fui ali atender a porta. Era a tristeza. Eu abri. Foi por isso que eu demorei a voltar. Já fazia um tempo que a tristeza ficava rondando minha casa, olhando pela janela, perguntando por mim pra vizinhos e parentes. Eu fingia que não notava, apressava o passo quando a via na mesma rua. Às vezes era noite e eu ouvia ela bater na porta. Era um batido que ninguém mais na casa ouvia, só eu. Então eu despistava e ninguém percebia que eu tinha ouvido um barulho só meu. Algo me dizia que ela não é destas que arrombam portas ou usam violência. Sua única arma é a insistência, é ganhar pelo cansaço. E foi assim mesmo. Naquela noite eu estava muito cansada, de trabalho, de família, de namorado, de joelho que dói e não deixa correr. Era um cansaço vindo de todos os lados, sabe? E foi por isso que eu resolvi abrir a porta de uma vez por todas, deixar a tristeza entrar, colocá-la sentada no meu sofá, e ouvir sem medo tudo que ela queria me dizer. E olha que muita coisa foi dita! Coisas de outras eras, coisas de quando eu era criança. Ela me fez olhar sujeirinhas que costumava varrer pra debaixo do tapete e me deu coragem pra por um fim nelas. Eu joguei muita coisa no lixo, tudo que não se recicla e que eu tentava reaproveitar. Ela esclareceu minhas dores que não tinham causa médica. Foi explicando o porquê de tudo, passando um filme da minha vida , igual no Cinema Paradiso. Então eu fui entendendo minhas roldanas internas e como elas funcionam minha própria dor, como eu produzo lágrima… Vi que faz parte da máquina que sou; e tudo em mim tem que funcionar junto. Não só o cérebro, não só o ovário, também o sistema doloroso com suas células transparentes. Eu deitei na cama e passei um tempo nunca antes dormido. Fiquei dentro e gostei. Acho que finalmente aprendi a sossegar, a domingar. Eu que não durmo nunca de dia, nem depois de almoço guloso de fim de semana, consegui me sentir preguiçosa. E demorei pra acordar, pra escovar dente, pra comer, pra falar. Foi por isto que eu não voltei aqui antes antes. Não é leve assim avisar pro mundo que eu fiz amizade com a tristeza. Tem muito preconceito por aí, obrigando a gente a dar gargalhada. Mas voltei agora e, advinha só: já tive até insônia! As vontades todas e juntas se apossaram outra vez de mim. Tempo. Tempo. Eu aprendi a pedir tempo. E agora haja tempo pra tudo que não me cabe, de novo!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

One Response to quando eu crescer vou fazer fotossíntese

  1. Adriana diz:

    Lindo Pri!!! Realmente não tem como ser feliz, sem ser triste!

Deixe uma Resposta

