Reflexo, do verbo refletir

 
Avessa às categorizações. Avessa não, porque isso seria uma categorização em si, uma crítica em si. Só não quero explicar pra ninguém o que se lê no “meu blog”. Não falo que é poema, porque nem sei explicar o que é poema. Que importa? Manoel de Barros estatuiu que “O poema é antes de tudo um inutensílio” e que “Poesia não é para compreender mas para incorporar”. Aliás, o Manoel me explana como ninguém: “Preciso do desperdício de palavras para conter-me”, “É um olhar pra baixo que eu nasci tendo”. Também não classificaria como prosa, porque tem hora que não segue nada e nem tem corpo. E também não defino prosa que não seja aquela de comadres na janela. E conheço prosador nenhum que lhe deu aforismos. Diário pessoal não seria também porque muitas vezes falo de outras coisas que não eu, como peças, filmes, textos, e principalmente pessoas outríssimas. Mentira! Pára tudo que é mentira feia. Isso é diário pessoal sim. Eu estou sempre falando de mim no início e fim das contas. Não deixo nada nem ninguém em paz. Estou nos filmes, nas fotografias, nos livros, nas peças de teatro. E estou principalmente grudada nos pés das minhas paixões platônicas. Em cada linha tem eu, eu mesma e sem Irene. Em cada letra tem dedo e escolha minha e uma porção absurda de sentimento e sensação meus. É narcisismo então, é espelho. Pode ser um auto-enaltecimento velado. Pode ser gritante. Mas eu nem queria que fosse assim, e é verdade. Queria férias de mim e deste achismo e observismo crônicos que me grudam em tudo. Queria escrever sobre o sapo com olhar jornalístico. Sem sensacionalismo e sem sal, porque crueldade de animal eu não aceito. Tá vendo? Eu de novo… Ditando o que pode, horrorizando com isso ou pirando com aquilo. É uma onipresença irritante e enlouquecedora. Eu não me perdôo. Então não categorizo deveras. O que escrevo são bulhufas. Amanhã pode aparecer só uma foto. E depois outra. E pode ser foto meses e anos. Pode depois juntar foto com letra e também com vídeo. Pode tudo e quem clicar cineasta vai xingar poeta. E quem trouxer coração pra ler pode ser mordido por foto de parede. Enfim. Expectativas do que sai de mim coleciono eu. O que sai de mim só a mim interessa a ponto de eu precisar fisiologicamente expelir. E vejo livro de fotografia e posso criticar algo por dentro, mas eu perdôo antes de língua minha tomar posse do feeling. Tem muito artista que quando se enxerga artista no espelho fica língua pura. E a crítica pura e simples se instala avassaladora na alma deslumbrada pelo achismo categorizado como Arte. Tudo que todo mundo escreve, desenha, pinta, fotografa, esculpe, cospe, tudo isso é só mesmo um cuspe. Com a pessoalidade de um cuspe. É sempre só a pessoa refletida nos milhões de espelhos de superfícies planas brilhantes. É só euzinha, vocêzinho, elazinha, nozinhos. Nada transcende sem olhinho de outro euzinho do lado de lá. Dialogo comigo em tudo que passa calado aos sentidos.

 

Esta entrada foi publicada em Tá na hora do cuco sair de casa!. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

