A gente aceita o pito que a Arte dá?

Eu estou completamente maravilhada com o trabalho deste artista polonês. Quando fiz meu mochilão pela Europa, lembro-me da sensação de fartura que a Polônia me proporcionou pelo preço das coisas, em relação aos outros países que eu já tinha visitado.  Não me esqueço de sentar em um restaurante legal e, após fazer as contas da conversão de moeda, perceber que eu poderia comer uma entrada, um prato principal e uma sobremesa com o valor que eu vinha usando pra comer uma refeição simples. Passada a empolgação inicial, fui notando os sintomas da pobreza do país e, principalmente, a enorme desigualdade social que o deixava tão parecido com o meu querido Brasil. Um colega que eu conhecera em Londres, polonês, ostentava uma condição boa em relação aos seus conterrâneos porque seu pai era dentista, profissão super valorizada num país em que cuidar dos dentes era o equivalente a se submeter a cirurgias plásticas estéticas. Os sorrisos que circulavam pelas ruas de Krakóvia não eram, pois, muito atraentes. Além disso, eu também conhecera na Inglaterra algumas garotas polonesas que procuravam trabalho (e/ou) marido num desespero de quem teme voltar para a terra natal.  As obras de Pawel Kuczynski retratam bem esta lástima social. E questionam atitudes humanas relacionadas ao consumo (e quando ele é mismo), meio ambiente, política, tecnologia e etc. À capacidade de observação e de crítica se somaram riquíssimas cultura e  criatividade. Eu fico até tonta de euforia ao me deparar com este tipo de interdisciplinaridade na arte…

http://www.google.com.br/search?q=pawel+kuczynski&hl=pt-BR&rls=com.microsoft:en-US&prmd=imvnso&source=lnms&tbm=isch&ei=CYKoT8r0OYai9QTuy52WAw&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBEQ_AUoAQ&biw=1280&bih=619

Esta entrada foi publicada em Art turns Life into something you can get away with. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

