Sobre ser mãe “pra ontem”

Hoje eu compreendo melhor porque as pessoas azedam. Azedam igual suco de limão com casca, que quer ser gostoso e fresco no começo da vida, mas depois cansa de tentar agradar sem ser bebido. Hoje eu sei porque minha mãe falava em tom de gente fria com a empregada. Ela não era fria; a minha mãe é o colo mais quente do mundo. Mas é que empregada não quer patroa boazinha e humilde. A Clarice já até falou isso uma vez, de empregada gostar de patroa que fica intocável num trono, porque aí elas saem do serviço e podem fofocar pras colegas, em tom esnobe, a superioridade da sua dona. Naquela época, quando eu quase nada entendia, minha mãe me ensinou como tratar a empregada doméstica com amor, sem perder o trono gerencial e saudável. Eu só aprendi esta lição de verdade há pouco tempo, depois de ser boazinha demais com várias e me decepcionar com várias. Todo chefe sabe que tem subordinado esquentando sua orelha, e acho que um chefe ia até estranhar não ser falado mal pelas costas.Também tem outras coisas frustrantes e vergonhosas que eu criticava nas pessoas e hoje aceito até demais (não cumprir horário de trabalho, não se comprometer com o trabalho, não sorrir no trabalho). Um sorriso bondoso pode ser uma porta de entrada para um burro de carga; um burro danado que entra e pasta com dente tão grudado na grama que difícil de arrancar depois. A minha mãe não conseguiu me ensinar sobre os malefícios da bondade, coitadinha. Ela fez um retrato vivo, desenhou pra mim na vida dela toda e eu ainda assim demorei tanto pra entender. É muito bonito isso de saber um caminho e uma verdade e ficar quieta e pacífica esperando o filho trilhar por si só. É linda demais a serenidade de uma mãe sábia. Eu quero logo praticar o que aprendi com a minha e também quero logo voltar a ser aluna presencial dela, no curso iniciante de como ser avó. Mas o meu logo não atropela nada e nem ninguém; meu logo é só um querer que sabe que vai me acompanhar uns 5 anos. Ele quer ficar pertinho de mim, do meu ventre quente e eu deixo, eu gosto de ter ele na minha imaginação de vida longa e proliferante. Se um homem não entende meu encanto e meu interesse pelas crianças e pela maternidade, é porque talvez ele ainda esteja digerindo as lições que a mãe dele ensinou há décadas atrás. Talvez o pobrezinho não tenha tido um colo intenso como o meu. Se um homem fugir de mim porque acha que eu não quero viajar, dançar, correr, amar em voz alta e sem pudor antes e enquanto eu for mãe, então que fuja a galope e pra bem longe. Eu quero alguém com quem eu possa dividir todos os instintos, e não só um ou só outro. Alguém com quem eu possa dividir minha vontade toda hora e todo dia, pra ela nunca faltar na nossa mesa!

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

